Hoje vamos falar de Recursos Humanos, primeiro porque é a minha profissão e segundo porque todos sabemos como o país esta em crise no que toca ao emprego.
Pela minha experiência, já tive a possibilidade de entrevistar vários tipos de pessoas e de assistir a algumas situações bizarras.
Vamos começar pelo princípio:
1º Se esta desempregado/a ou à procura de um novo desafio profissional deverá ter em conta as novas tecnologias e inscrever-se nalguns sites, que lhe permitem receber diariamente as inumeras ofertas dentro da área que procura (deixo alguns links interessantes):
http://www.net-empregos.com/
http://aeiou.expressoemprego.pt/
http://www.empregosonline.pt/
Em paralelo, poderá também fazer uma pesquisa de empresas na sua área de interesse e enviar candidaturas espontâneas (através do e-mail fornecido no portal da empresa, ou ligando para saber qual o contacto mais adequado para enviar o seu CV).
2º Para enviar uma candidatura é necessário elaborar um Curriculo.
O modelo mais conhecido é o Europeu, que poderá tirar daqui:
- Coloque uma fotografia recente e cuidada (formal, nunca com amigos,filhos e nunca em lugares estranhos como discotecas ou de biquini na praia);
- Os seus dados como a morada e telefone não devem ser esquecidos, de outra forma, não será possível contactá-lo/a;
- Não se esqueça das habilitações literárias;
- Resuma a sua experiência profissional por ordem cronológica, indicando datas e deixando perceber com clareza qual a sua situação profissional no momento;
- Coloque outras informações relevantes (pequenos cursos, formações, conhecimento de línguas, etc);
- Não precisa de colocar as visitas de estudo que fez no secundário (a não ser que alguma destas seja importante para a função à qual se candidata).
3º Faça uma carta de apresentação (não muito extensa), fale resumidamente sobre a sua experiência e sobre as razões que o/a levam a candidatar-se e adapte cada carta à empresa para a qual se vai candidatar.
4º Depois de enviar os CVs para as empresas aguarde os contactos, e continue a procurar e a enviar.
5º Assim que contactado, tente perceber mais alguns promenores a cerca da função e anote todas as informações que lhe são transmitidas (nome da pessoa a quem se dirigir, horário e local da entrevista). Pergunte inclusivamente qual será o teor da reunião (existem vários tipos de selecção e convem ir preparado/a).
Os métodos de Selecção mais usuais passam por, entrevistas, dinâmicas de grupo e testes (informatizados ou escritos). Alguns processos passam por todas estas fases, outros apenas por uma.
ENTREVISTA:
Como devo ir para uma entrevista?
Vá formal(mas discreto)!!formal não significa ir para um casamento, o fato cai sempre bem tanto a senhores como a senhoras.
Evitar sempre as calças de ganga (se não tiver um fato em condições, uma calça e uma camisa também são possíveis), as senhoras têm sempre mais possibilidades (são proíbidas mini-saias e atenção às maquilhagens carregadas).
Como me comportar na entrevista?
FALE!! Se não falar, quem esta do outro lado não vai ficar a saber nem mais nem menos sobre si, do que aquilo que esta no seu CV. Portanto convem falar da sua experiência, demonstrar dinamismo e utilizar um vocabulário cuidado (nada de bues, nem fixes nem prontos).
Provalvelmente vão-lhe perguntar quais são os seus pontos fortes e fracos (não diga a célebre frase "é muito difícil fazer julgamentos sobre nós próprios", tem de saber no que é bom e no que é mau, se for preciso pense nisso antes de sair de casa!! Tem de saber valorizar-se.
DINÂMICA DE GRUPO
Neste método de selecção os participantes são colocados numa sala, (cerca de 10 pessoas) é-lhes dado um tema para discutirem em conjunto, normalmente a finalidade é chegarem a um consenso. A mesma regra anterior se aplica, FALE (bem e na hora certa). Mostre o seu ponto de vista, mas sem atropelar os restantes, demonstre que sabe o que quer, mas seja flexível aos pontos de vista dos outros (uma vez que o intuito é exactamente chegar a um consenso), atenção às situações de conflito, fuja delas.
TESTES PSICOMETRICOS
Podem ser de cariz verbal, numerico, lógico, espacial, etc. São normalmente direccionados à função em questão e podem ser informatizados ou escritos.
6º Feedback
Pergunte qual será o prazo de resposta e questione se será informado/a caso não fique selecionado.
No final é só aguardar pela resposta...continue em acção e aprenda a "vender" a sua experiência, competências e atributos. Mostre sempre disponibilidade e não se esqueça que todos os dias nascem novos profissionais com mais habilitações, capazes de ultrapassá-lo.
BOA SORTE!
Sem comentários:
Enviar um comentário